Diga NÃO aos maus tratos contra os animais...

" Haverá um dia em que o homem compreenderá o íntimo de um animal, e, nesse dia, um crime contra um animal será julgado como um crime contra a humanidade."



(Leonardo Da Vinci)



sábado, 5 de fevereiro de 2011

A professora

Bom dia !!! São 4:47 da manhã!!! Perdi o sono por causa de um pernilongo...ninguém merece!!!
Resolvi então postar um assunto que anda me incomodando demais... A nova '' PRÔ'' da minha filha.
A Daphyne é uma criança muito sensível e tímida, dos 3 anos aos 6 anos ela estudou em uma escola construtivista chamada - Projeto Vida - uma ótima escola, sabe realmente acolher uma criança, cada criança tem seu tempo que é respeitado, mas uma escola de alto custo, para terem noção a mensalidade está por volta dos mil reais (infantil, vai até o 9° ano), isso o ano passado, esse ano sei lá para quanto foi, mas valeu a pena.
Resolvi tirar a Daphyne de lá e colocá-la em uma escola tradicional , ela é muito preguiçosa, e acabou se acomodando com o ritmo da outra escola.
Resultado ela sentiu demais, tivemos sorte porque no ano passado ela ficou com uma ''Prô'' que era um amor de pessoa, ela amou a professora logo de cara... mas esse ano ... não posso falar a mesma coisa... ela está com medo da Prô nova.
Agora no 3°ano ela está aprendendo a usar o dicionário, bom eu tentei explicar em casa, ela não entendeu direito, no dia seguinte ela me falou: - "Mãe, a Prô explicou hoje como usar a bíblia (dicionário...rsrsrs), mas ela explicou pior que você, eu não entendi nada."
Então perguntei se ela tinha avisado que não havia entendido, e ela veio com a bomba, -" Não mãe fiquei com medo dela brigar comigo" - minha reação foi imediata, "Ela não tá louca" .
Então expliquei que ela é paga para ensinar e que é obrigação dela se o aluno não entender, ela tem que  explicar novamente, eu fora de mim, pois conheço meu bb, se ela ficou com medo é porque a Professora deu motivo, acabei soltando, " Se ela brigar com você pode me avisar que vou lá falar com ela, ou com a Prô Monica (coordenadora) " , foi a conta para a Daphyne travar, ela achou que eu iria brigar com o Prô dela.
No dia seguinte perguntei se havia tirado a dúvida com a professora, ela disse que sim e que já havia entendido e logo emendou, - " Mãe, mas você não vai perguntar para minha Prô se ela me ensinou novamente né?"- Aí já entendi tudo, eu tentei dar segurança a ela e acabei deixando-a mais insegura ainda, agora ela tem medo que eu brigue com o Prô e tem medo da Prô, que situação...
Ainda não sei como agir, segunda-feira está chegando e preciso tomar uma atitude, mas não sei como tirar esse medo dela. Ela reclamou a semana toda que essa Prô é brava e chata, não sei o que fazer... de qualquer forma vou conversar com a coordenadora...
A Daphyne sempre tirou 10 em comportamento, ela não apronta e é exelente aluna. No ano passado teve um dia em que fui buscá-la e na hora que ela me viu começou a chorar, falou que a Prô de inglês tinha dado bronca em todos e que iria levar todos para a diretoria. Ela achou que a diretoria era a pior coisa do mundo, um castigo horroroso, falei com a coordenadora que repassou para a professora de inglês. Essa conversou com minha filha e pediu desculpa, falou que sabia que ela era boazinha e tudo mais, elas acabaram ficando "amiguinhas" e se dando bem.
Como já disse vou falar com a coordenadora mas tenho medo da reação da professora... dureza!!!

8 comentários:

Flávia Shiroma disse...

Amiga, que situação complicadinha hein... pensei em várias coisas, mas quem sou eu para dizer que você errou ou julgar você?

Naquele momento, você reagiu de uma forma achando que ia acertar, mas errou. Você mesma reconheceu e sei que não errará mais.

Acho que os dilemas das mães são esses mesmos: errar e acertar.
Só não acho legal ensinar às crianças de um modo geral que a professora deve ensinar ou ter paciência porque é paga pra isso.

Acredito que existam outros argumentos. Mas, do jeito que conheço você, falou isso num momento de dúvida naquele momento: o que dizer à Daphyne?? Ela acha que a Prô vai brigar??? Não pode!!!
Então vc soltou aquilo.

Bom, não me sinto no direito de dizer nada além disso porque nem filhos eu tenho ainda. Errando ou acertando, você quer sempre o melhor para a sua filha!!!

O ano acabou de começar, toda adaptação é complicada até para os adultos. Nós mesmas temos o péssimo hábito de julgar uma pessoa sem conhecê-la. Vai ver que a Daphyne já criou alguns conceitos por ter visto a professora dando alguma bronca em algum colega ou coisa parecida. Normalmente, com o tempo e convivência, as crianças vão pegando mais intimidade e passam a amar sua professora, mas leva tempo.

Não tenho filhos, repito.
Mas, não seria cedo demais para desconfiar tanto assim de uma professora, sendo que o ano mal começou?

Estou apenas levantando uma hipótese. Pode ser que ela seja uma megera mesmo, mas um crédito é sempre bom de se dar.

Bjs amiga.
Sempre quero seu bem.

:)

ps.: amiga, tem uma entrevista comigo sobre moda no blog - De Sapatilha - no link:
http://www.desapatilha.com.br/2011/02/flaviado-compartilhando-ideias-de.html

Olha lá! Beijão

Flávia Shiroma disse...

Oi amiga!
Dá uma luz pra uma amiga minha blogueira, a Grazi.
Por você ser mãe, acho que pode ajudar.
O link é este:
http://lembrancas-presente-futuro.blogspot.com/2011/02/e-o-calor-continua.html

Bjs

obs.: pedi para umas amigas virem aqui te ajudar quanto à questão da Prô! Bjs

Deby-abelha disse...

OI Fabi,

REcebi esse link através da Flávia, ela me pediu pra dar uma comentada nesse post pq sou professora da Educacao Infantil na Suécia.
Aqui praticamente todas as escolas são cosntrutivistas e eu posso entender o chock que a Daphyne sentiu quando trocou de método.
Como a Flávia falou acima é comeco do ano, os alunos estão se adaptando aos professores e virse-versa. Acho ótimo que você escute a sua filha, dê crédito ao que ela diz, mas talvez ela particiou de uma cena onde a professora pode ter sido rude com outro aluno. Fabi, por mais que eu trabalhe numa escola não tão convencional há horas que precisamos usar de um pouco de disciplina na nossa voz com alguns alunos que não conseguem manter certo comportamento... É natural isso, mas sempre deixamos bem claro através do nossos abracos, beijos e palavras de carinho o quanto amamos aquela crianca mesmo que naquele dia ela não tenha se comportado como deveria. Disciplinar também faz parte da educacão e amor.
Se eu fosse você, falaria primeiro com a professora, antes de ir a coordenadora. De uma forma direta, vc pode dizer o que pensa, o quanto a Daphyne se sente reprimida na presenca dela, que ela está tendo dificuldades com o dicionário e etc... Nada melhor que uma conversa franca sobre o seu ponto de vista com a educadora da sua filha.

Bom, é o que eu penso, vocë deve fazer o que acha que é certo para a sua filha linda!

Boa semana

Gigi disse...

Oi Fabi tudo bem?recebi esse link atraves da nossa querida amiga Flavia.e concordo com o que as meninas falaram .Tenho tres filhos gustavo 18,Jullian17 e Haysa 3.Realmente muito dificil julgar alguem sem conhecer ,mas acho que voce tem que ter uma converssa seria com essa professora sim.Olha quando o meu filho do meio estava na segunda serie do ensino fundamental,logo no inicio do ano foi ficando estranho e nao queria ir a escola de jeito nenhum ,mas nao falava o motivo, ate que com muito jeito descobri que a professora era uma megera, que so gritava e nao tinha paciencia de ensinar as crianças como deveria .Converssei com a pro e nao resolveu nada, continuou a mesma coisa ai converssei com o diretor tambem nao resolveu ,ai o jeito foi procurar outra escola ,e graças a Deus deu tudo certo.Mas e assim cada criança tem a sua propria perssonalidade e tem umas que realmente nao funcionam sob pressao . Bom querida espero realmente que de tudo certo boa sorte .Super beijo

Anônimo disse...

Olá, conheci o teu blog através da Flavia. Ela acha que eu te poderei ajudar :) bem, não sei se será uma ajuda mas pelo menos poderei ajudar-te a reflectir para tomares uma decisão.
Eu na tua posição falaria em primeiro lugar com a professora, tudo pode não passar apenas de uma reacção de adaptação da tua filha, ela gostava da ultima professora agora chegou uma nova a substituir o lugar de quem ela gostava e confiava, a tua filha está simplesmente a sentir-se insegura, a criar uma auto-defesa, ela perdeu a professora e terá que lidar com essa perda - uma perda pode ser complicada de ultrapassar e numa criança pequena pode ser um processo complicado, ela precisará de tempo e confiança da mãe e da professora nova. Numa conversa com esta poderás pedir-lhe que tenha isso em atenção, que esteja mais próxima da tua filha que converse com ela. Poderá também ser que a professora esteja a errar mas mesmo assim acho que devias falar com ela e esclarecer a situação, certamente terás com a conversa noção se é uma professora dedicada aos alunos ou não. Se a situação persistir acho que uma coisa essencial para o teu envolvimento com a escola (e que muitas vezes os pais se esquecem) é conversar com outros pais, saber como as outras crianças estão a adaptar-se.
O envolvimento dos pais na educação dos filhos é essencial e tu preocupaste com a situação da tua filha como é muito natural vai em frente com clareza de ideias... e sem esquecer que a tua filha do que mais precisa neste momento é de confiança nela própria e em quem a rodeia.

Espero que tudo dê certo e seja qual for a decisão que tomares certamente será de coração :)

um beijo

Fabi a loba!!! disse...

Debora, obrigado por ter atendido ao pedido da Flá, foi ótimo ter a opinião de uma educadora, acho que só assim para enxergar os dois lados. Vou seguir seu conselho, falarei com a professora antes (hoje) se não resolver passo para a coordenadora.


Gigi, realmente, minha filha se encaixa nesse grupo de crianças que não funcionam sobre pressão, ela literalmente trava. Obrigado pelas palavras.

Sofia, como falei para a Debora, vou falar primeiramente com a professora, acredito que irá funcionar, vou tentar fazer com que minha filha fique mais confiante, mais segura, como você disse. Realmente falar com outros pais é uma coisa que não passou na minha cabeça...rsrsrs...hoje mesmo vou falar com alguma mãe, saber um pouco mais dessa prô vai ser muito bom...brigadão...

Muito obrigado a todas pela visita e pelas palavras, que foram bem úteis, seguirei o conselho de todas e depois contarei o desfecho...Obrigado Flá por ter falando com suas amigas...beijos a todas.

Flávia Shiroma disse...

Viu amiga como a blogosfera é demais???
Beijão!!!!!!!!!!!!!

Flávia Shiroma disse...

Amiga! Acabei de ver seu comentário naquela minha entrevista que dei para a Lu do blog "de Sapatilha".
Obrigada de coração!!!
Saudades...................